Páginas

quarta-feira, 21 de abril de 2010

8ª viagem - Rosana 27/03/2010



Re-publicando somente para manter a ordem das viagens, ok?

Meu plano era sair as 4 da madruga, mas para variar, estava chovendo. Foi assim em todas as outras viagens, quando não sai com chuva a peguei na estrada. Por um momento desanimei, porém ao acordar as 07:30 meu animo se recobrou, pois o tempo estava limpinho.

Nestas viagens a minha intenção é somente curtir a paisagem, filmar, fotografar, pegar os flagrantes, etc, ou seja, não me preocupo com o clima e com o tempo gasto, mas sim e somente com o trajeto.

Tudo normal até chegar em Teodoro Sampaio, engraçado nunca tinha imaginado que a cidade fosse banhada pela paranapanemão, levei um susto, depois dei aquela parada básica no Morro do diabo e consegui fotografar os Três Morrinhos lá longe, (eles ficam em Terra Rica-PR).


Antes de chegar em Primavera resolvi entrar na Usina Hidreletrica Engenheiro Sérgio Motta (minha intenção era passar na volta), que espetáculo, atravessei filmando o lago e a barragem (10 km de lago), não tinha seguranças e nem funcionários, aproveitei e percorri toda a extensão do lago e fui dar uma voltinha no lado sul-matogrossense, matar a saudade.

Meu coração partiu quando cheguei em Rosana, a cidade é boa, legal, mas estão judiando dela, estão acabando com tudo, como conseguem? Primavera é distrito de Rosana é bem mais arrumadinha, tem mais construções, investimentos e bem mais organizada.


Em Rosana a minha intenção era conseguir um piloteiro de bote e ir no ponto onde os dois rios se encontram (o Paraná e o Paranapanema), na minha ótica os dois não se bicam, não falam a mesma língua, um garoto de lá me confirmou isto, ele disse que as águas não se misturam, MAS EU NÃO FUI porque o tempo estava muito fechado, seria muito arriscado. Dei um tempo na prainha, pesquei um pouco com a molecada, estava vazio o balneário.

Então resolvi colocar em prática o plano B, voltei e fui pra Usina Hidrelétrica de Rosana (no rio Paranapanema), queria ver a ponte de Diamante do Norte (meu pai trabalhou naquela ponte nos anos 80), tinha varias pessoas apreciando a Usina, o rio e a ponte, fiquei bem no meio dela, a sensação é horrível quando passava caminhões, carretas, balança demais da conta. Aproveitei e fotografei alguns dourados e pacús que estavam agitadissimos na água, cardumes inteiros pulando água acima, cada bitelo. Depois respirei um pouquinho dei um pulo rapido no lado paranaense, somente para respirar o arzinho de lá e voltei para a estrada novamente.


A próxima parada foi em Euclides da Cunha Paulista, uma cidade beira rio normal como as outras, porém a prainha e orlinha, é de deixar de queixo caído, e o rio estava bravio, agitadíssimo. Queria passar para o lado paranaense (Terra Rica), mas acho que por falta de movimento a balsa não estava funcionando, ou pelo menos imaginei isto. Deste ponto em Euclides dá para ver certinho os Três Morrinhos em Terra Rica.

Voltei para a rodovia e em Teodoro Sampaio resolvi dar uma olhada na ponte sobre o rio Paranapanema (dista 15 km), foi ai que descobri que na verdade alem da ponte tinha também a usina Hidrelétrica de Taquaruçu. Encontrei um tiozinho que me disse que era “logo ali” e que para Prudente não precisava voltar por Mirante, pois perto da Usina tinha um trevo para Sandovalina, era bem mais perto, duvidei, mas fui, mesmo porque não estava com pressa de chegar, num deixei filho pequeno para tratar e nem tinha ninguém na rabeira dizendo “vamos chegar logo, vamos chegar logo”, aff, (glória a Deus).

Que presente maravilhoso dos céus, este trecho até Sandovalina é uma rodovia recapeadinha, está um tapetizinho, coisa mais linda, parecia que estava flutuando, que delícia, se todas fossem assim.

Saindo de Sandovalina tive que pegar a SP 425, lixo de rodovia até Pirapó, e pra ajudar a minha lente do farol estava ofuscada (culpa minha) como estava dificil de enxergar, mas cheguei bem em Prudente as 19:30 horas.



vejam as fotos e vídeos no orkut

Nenhum comentário:

Postar um comentário