Presidente Prudente (SP),

Apresentação da lição em power point

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Dinâmica: Evolucionismo e criacionismo


Evolucionismo e criacionismo
Material:
•2 copos e dois comprimidos de sonrisal.
Um dos copos representará o evolucionismo e o outro o criacionismo.


1ª parte
Encha um dos copos com água e coloque o sonrisal sem abrir a embalagem. O efeito vai ser nenhum, porque a embalagem protegerá.

Pergunte para os alunos se alguém quer ir embora, almoçar, tomar café da tarde, jantar ou retornar outro dia, pois o sonrisal permanecerá intacto.

Explique que se pudéssemos voltar depois de algum tempo, tipo um mês, um ano, uma década ou um século certamente o sonrisal estaria da mesma forma e a água do copo também.

Deixe bem claro que neste caso a única forma do sonrisal fazer algum efeito sobre a água seria;

a) se o copo explodisse devido alguma ação humana ou fenômeno natural, derramando assim a água no chão. Com a explosão os cacos de vidros rasgariam a embalagem fazendo com que a água entrasse em contato com o sonrisal. Desta forma o comprimido faria efeito.

b) ou então se alguma reação química produzida pelo hidrogênio e o oxigênio, presentes na composição da água, pudesse corroer a embalagem e fazer o sonrisal entrar em contato com a água dentro do copo. Isto necessitaria milhares e milhares de anos para acontecer;

c) ou uma explosão maior capaz de derrubar paredes, quebrar encanamentos trazendo a tona um volume grande de água que derrubaria o copo, quebrando-o e atingindo o sonrisal.

Em outras palavra é fácil, fácil explicar a complexa teoria da evolução a partir destes exemplos. Os pontos principais desta teoria reza que:

a) a vida na terra começou com a evolução da célula;

b) a partir da qual se desenvolveram os organismos mais simples;

c) estes deram origem aos organismos mais complexos;

d) todos os novos genes e novas informações surgiram por mutação e recombinação;

e) as mutações ocorreram ao acaso. A maioria delas são deletérias e diminuirão a adaptação dos organismos ao meio ambiente;

f) novas combinações do material genético são formadas através da recombinação de genes que ocorre na meiose, durante a reprodução sexuada;

g) a seleção natural elimina as mutações deletérias e preserva as combinações disponíveis que estão melhor adaptadas ao ambiente;

h) sem mencionarmos Darwin que estava convencido de que as espécies se transformavam com o tempo, e que as pequenas diferenças que normalmente observamos entre uma geração e a sua prole acumulavam-se e, com o tempo, davam origem a uma nova espécie. Neste contexto, peixes haviam surgido de outros seres menos complexos nos oceanos e dado origem aos anfíbios. Destes teriam surgido os répteis, ancestrais das aves e dos mamíferos. O homem, como afirmara, era apenas um produto dessa evolução, tendo surgido entre os mamíferos como o ser mais evoluído.

Traduzindo: quanto blá, blá, blá! e como é difícil explicar.

Na verdade seria muitas suposições para explicarmos a obviedade, ou seja, era tão simples rasgarmos a embalagem e jogarmos o comprimido dentro do copo para que fizesse efeito, não precisaríamos de inúmera teorias, suposições e demanda de anos e anos para conseguirmos este intento.

Isto é a teoria da evolução, uma série de explicações sobre inúmeros acontecimentos que ocorreram durante um longo período de anos, que são agora usados para explicar um único ato de deus (o de criar o universo, dando vida ao homem).


2ª parte
No outro copo coloque o comprimido sem a embalagem, e verá que a água imediatamente começara a borbulhar, justamente porque já estará fazendo o efeito desejado.

Antes de colocar o comprimido pode-se fazer uma comparação do estado da terra com a inércia da água no copo, pois aquela (a terra) estava sem forma e vazia e esta (a água) está parada sem vida, inerte, sem perspectiva, clamando por uma ação divina para que reverta a sua situação, se colocássemos no copo o sonrisal sem tirá-lo da embalagem a situação permaneceria a mesma.

Porém agora o sonrisal em contato com a água promoverá mudanças, e foi isto que Deus fez com a terra.

a) antes de jogar o sonrisal na água recite Gn 1”1 (a terra era sem forma e vazia);

b) ao jogá-lo recite o versículo 3 (haja luz) onde Deus começou a dar movimento para a terra. Enfatize a mudança que está ocorrendo com a água.

c) recite os versículos 6, 9, 11, 14, 20, 21, 24, 25, 26.

Evolução é todo o processo que envolve mudança, crescimento ou desenvolvimento, na verdade esta teoria dita teoria de evolução somente pode ser aplicada na Igreja, na vida dos crentes salvos, lavados e remidos pelo sangue de Jesus, que estão mudando de lado, saindo do pecado para a salvação, da morte para a vida, crescendo em santificação e se desenvolvendo na presença de Deus, através dos dons espirituais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário