Páginas

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Dinâmica: Pragmatismo x Paradigmas - 1ª parte

1º momento
Será preciso de 10 a 15 auxiliares (de preferência jovens ou crianças/adolescentes) e aconselho que se faça um ensaio antes com eles para que na hora possa sair corretamente.

Peça para formarem um circulo e darem as mãos e cada um deverá memorizar bem quem é o seu vizinho da esquerda e da direita (de quem ele está segurando uma mão e para quem está dando a outra mão).

É importante lembrar que sempre a mão direita de um estará sob a mão esquerda do outro, ou seja a mão esquerda recebe a direita e a direita apóia-se na esquerda (opcional).


2º momento
Depois do circulo formado (todos ainda de mãos dadas), explique a necessidade da união na igreja, da ajuda mutua, pois este circulo formado impede a ação do inimigo.

Após breve reflexão peça para soltarem as mãos e se misturarem. Ao seu sinal todos deverão parar e não poderão mais sair do lugar onde estão.


3º momento
Agora cada um deverá lembrar quem era o seu vizinho da esquerda e quem era o da direita, e deverão dar as mãos novamente sem saírem do lugar (mas atentando bem para o detalhe, a mão direita estará por cima da mão do vizinho da direita e a esquerda estará por baixo da mão do vizinho da esquerda), mesmo que para isto tenham que se contorcer, passar por baixo um do outro, ou por cima. Deixe bem claro que ninguém poderá sair do lugar onde está. Vai virar um grande rolo.


Reflita com a classe:
1º momento – todos estavam de mãos dadas em circulo simbolizando união.

2º momento – antes estavam unidos, porém agora cada um resolveu seguir o seu próprio caminho e cuidar da sua vida, desfizeram a união.

3º momento – isto resultou numa grande tragédia para a igreja, pois o que antes era harmonioso, unido, tornou-se um grupo de pessoas enroladas com os seus problemas que refletirão na igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário