Presidente Prudente (SP),

Apresentação da lição em power point

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Dinâmica: José um líder piedoso e temente a Deus


Material:
a) uma folha de papel tamanho A4 ou ofício, nova;

b) oito tiras de papel com as seguintes frases: “amasse a folha” “enrole a folha” “abra a folha” “dobre a folha ao meio” “amasse metade da folha” (sem rasgar) “dobre a folha oito vezes” “faça um furo no centro da folha” “faça um aviãozinho com a folha” etc;

c) dobrar, previamente, todas as tiras de papel para realizar um sorteio entre os alunos.


Condução:
a) o professor deverá sortear os papéis entre todos os alunos, um monte de cada vez, alternando entre as fileiras de bancos ou cadeiras, de maneira que todos recebam um papel. Durante o sorteio, orientar a todos para não abrir o papel que recebeu;

b) terminado o sorteio, o professor pegará a folha de papel A4 ou ofício, e chamará a atenção dos alunos para que a observem em sua mão, fazendo com que percebam tratar-se de uma folha nova e limpa. Em seguida, entregue a folha a um dos alunos do primeiro banco;

c) oriente a todos a que, tão logo cada um receba a folha, deverá então abrir o papel sorteado fazendo o que se pede no papel que sorteou, e passar a folha para quem está ao seu lado, o qual procederá da mesma forma e assim sucessivamente até que chegue às mãos do último aluno da sala;

d) o professor deverá recolher a folha, após o ultimo aluno, então, se posicionará diante da classe para aplicação do princípio.


Princípio:
a) pergunte aos alunos como estava a folha no início da atividade e como está agora e por que está assim;

b) pergunte se, após passar por tantas mãos, a folha deixou de ser papel (celulose). Frise que a folha está cheia de marcas, mas ainda assim continua sendo papel;

c) diga lhes que esta dinâmica ajudará a compreender a diferença entre “caráter” e “reputação”. O material de que é feita a folha – o papel (celulose) – representará o caráter e as marcas que ela recebeu representará a reputação;

d) faça-os perceber que no trajeto que fez de mão em mão a folha teve sua reputação mudada várias vezes, mas não perdeu o seu caráter (não deixou de ser papel);

e) Relacione isso com a história de José que, de Canaã até ao Egito, teve sua “reputação” alterada várias vezes (na família era o “sonhador”; na casa de Potifar, o “escravo”; no cárcere, o “preso por assédio” e no palácio de Faraó, o “segundo homem mais importante”), contudo não perdeu o seu caráter (continuou temente a Deus).

Leve-os a compreenderem que assim deve ser conosco. Alguém pode até prejudicar nossa reputação, mas jamais conseguirá nos afastar de Deus;

9 comentários:

  1. amei muito boa essa dinamica

    ResponderExcluir
  2. adoreiiiiiiiiiiiiiiiii--- deu para usar até com minhas crianças de 9 a 11 anos....
    muito bommmmm

    ResponderExcluir
  3. Ameiiii, vai ajudar muito para fixar melhor o estudo. Obrigado !!!

    ResponderExcluir
  4. Ameiiii, vai ajudar muito para fixar melhor o estudo. Obrigado !!!

    ResponderExcluir
  5. Ótima, maravilhosa. Fixa o aprendizado sem precisar de muito material.amei!!!

    ResponderExcluir