Páginas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A integridade de um líder. Plano de aula

A INTEGRIDADE DE UM LÍDER

“MUI ZELOSO PELA LEI” FOI NEEMIAS
JERUSALÉM DESTRUÍDA – LÍDER LEVANTADO
RAINHA VASTI DESTRONADA – ESTER ESCOLHIDA
FILHOS DE JESSÉ DECEPCIONADOS – DAVI UNGIDO
4 MESES DE ORAÇÃO – 52 DIAS DE RECONSTRUÇÃO
NEEMIAS DISTANTE DA CIDADE, MAS NÃO DE DEUS!

PROPOSTA DA LIÇÃO:
• Quem é aquele copeirozinho? Governador autorizado pelo rei!
• Quem é aquela israelita simplezinha? É a rainha Ester!
• Quem é aquele pastorzinho? Ele anda segundo o coração de Deus!
• Neemias conduziu a nação a uma profunda reforma moral e espiritual;
• Agiu com sabedoria, honestidade e transparência;
• Davi e Daniel oravam três vezes ao dia, Paulo orava em todo tempo;
• Neemias orou na sua chamada, na dificuldade e diante da oposição;
• Reuniu o povo para estudo da Palavra e adorou a Deus.

INTRODUÇÃO
Neemias, o líder que mudou a história de Israel e um dos maiores da história sagrada. De copeiro do rei a governador de Jerusalém, em curto espaço de tempo saiu do anonimato e se tornou um grande exemplo para a igreja. A sua integridade foi uma das principais características de sua vida.

Neemias, exemplo de lealdade, agiu como um verdadeiro líder guiado e orientado por Deus. Não mediu esforços para que os judeus conhecessem e se mantivessem íntegros. As suas atitudes (13:25) não o qualificava como extremista, muito pelo contrário, foi zeloso durante a sua estadia em Jerusalém. Entendeu que aquele povo necessitava de ajuda e era ele o preparado para esta missão.

“Mui zeloso pela lei foi Neemias”, lutou contra o mal, atrapalhou os planos dos impiedosos, que impediram a reconstrução espiritual do povo. Levantou o muro, as portas, foi um trabalhador incansável, exemplo para muitos, defensor da justiça, honesto, integro, piedoso e convicto. Quem foi capaz de mudar sua opinião ou pensamento durante a sua administração? Este homem duro, sério e corajoso, se derramava diante de Deus em clamor por todos (1:4-11).

I. DEUS ESCOLHE E PREPARA LÍDERES PARA SUA OBRA
1. Um copeiro a serviço do Reino.
Neemias, copeiro do rei Artaxerxes, abriu mão de todas as vantagens que o seu cargo lhe oferecia e atendeu ao chamado de Deus para a sua vida. Distante da cidade sim, mas não da história de seus antepassados e de Deus. Ao ouvir a noticia sobre a situação da cidade, em vez de se lamentar, clamou a Deus pela mudança. Renunciou a tudo e após uma longa viagem deu inicio aos trabalhos de reconstrução e durante o progresso da reconstrução Deus foi, aos poucos, lhe revelando qual realmente seria a sua missão naquele lugar.

Eram dias de crise moral, moral, espiritual, econômica e política, portanto a responsabilidade seria grande. Muitos, nomeados anteriores, tentaram, mas faltaram a eles a capacitação, que Deus daria no momento certo e para a pessoa correta, por isto que o trabalho de Neemias deu resultado, caso contrario estaria fadado ao fracasso como os anteriores. A exigência para a obra de Deus, na igreja, também são as mesmas. Chamada com capacitação.

Talvez Hanani, o porta voz, que levou as notícias a Neemias, tenha recebido de Deus esta incumbência. Sua missão especifica e direta, seria abalar os fundamentos do futuro líder, que estava por enquanto no anonimato. Certamente a vida dele não foi a mesma depois daquela conversa.

2. Uma rainha a serviço do Reino.
De uma hora para outra o trono foi tirado da rainha Vasti (Et 1:19), pois ela se recusou comparecer diante dos convidados do rei Assuero. Uma oportunidade surgiu para as moças do reino que poderiam se beneficiar pela vacância daquele cargo.

Dois vultos importantíssimos no plano de Deus saíram do anonimato justamente em um momento calamitoso, mas tudo isto não impediram que Neemias e Ester, igualmente, trabalhassem em favor dos judeus, demonstrando todo o amor e zelo pelo povo e história dos antepassados (Ne 2:10b; Et 7:3). A cidade semi destruída, sem perspectiva e aquela tragédia pessoal na vida da destituída rainha foram os cartões de apresentação destes dois grandes servos de Deus.

Neemias poderia ter ficado com seu trabalho secular, com as vantagens e Ester, já direcionada ao trono poderia somente ter se preocupado com sua família, seus interesses pessoais, vaidade, mas o primeiro preferiu a viagem longa e cansativa, enfrentou os opositores, mentiras, ameaças, reclamações e erros do povo, enquanto que a segunda arriscou a própria vida para salvar do fim trágico boa parte da nação.

3. Um pastor de ovelhas a serviço do Reino.
Uma grande festa foi preparada para receber o profeta (I Sm 16:5-13). A ocasião pedia, tanto que todos os filhos se reuniram junto ao pai, exceto um (I Sm 16:11). Onde ele estava? Porque não estava presente? A obrigação falou mais alto?

Como o profeta Samuel poderia resignar-se ante a determinação de Deus em ungir um entre aqueles filhos de Jessé presentes? O que lhe impediu de não escolher o primeiro? Ou o mais formoso ou o forte? Porque perguntou se havia acabado os mancebos? Não estavam todos ali à sua frente? Sentiu de Deus em fazer esta pergunta? Entre todos os que se apresentaram diante do profeta nenhum deles preencheu os requisitos determinados por Deus.

Deus achou graça justamente no menor dos filhos de Jessé, isto surpreendeu a muitos, pois era evidente que ele não era assim tão considerado entre os seus irmãos.

O caráter reto e integro de Davi foi visto em sua vida, pois mesmo ungido não desejou assumir o trono antes do momento exato, inclusive poupou por várias vezes a vida de seu rei (I Sm 24:10; 26:1-25).

Um homem ousado, dirigido por Deus em suas ações, alargou as fronteiras de Israel e estabeleceu o respeito aos seus vizinhos, mas tudo isto não impediu de cometer alguns erros, adultério e decreto de morte (II Sm 11;4-15) o recenseamento de Israel (I Cr 21:1-8). No caso dos pães da proposição (I Sm 21:1-6), tomou esta decisão não porque foi influenciado pelos seus soldados, mas sim porque sentiu de Deus. Se tivesse partido de seus exercito, aquela idéia, certamente ele recusaria, assim como Neemias quando foi orientado a se esconder no Templo para preservar sua vida (6:10)

II. AS CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER DE DEUS
1. Integridade espiritual.
Em nenhum momento Neemias foi conivente com o pecado do povo, ele não se conformou com a situação que encontrou logo em sua chegada. Não era somente a miséria material que estava visível, havia algo mais por trás de tudo. Sempre denunciou os desmandos e desvios, combateu de frente os que estavam prejudicando a sua missão e não temeu as represálias.

Neemias sempre se portou como um verdadeiro líder preocupado com a situação espiritual do povo. Não se aproveitou da posição como os governadores anteriores, mas foi exemplo em tudo.

No término da reconstrução do muro e das portas se deparou com as condições espirituais do povo. Sentiu a necessidade da restauração urgente.

2. Integridade moral.
O que impediu Neemias de retornar para Susã, logo na sua chegada? Que visão caótica ele teve? O que motivou a sua permanência naquela cidade semi destruída? Observou os prós e contra do seu projeto e somente depois de um profundo estudo é que decidiu revelar seu intento (2:17-18).

Neemias administrou todos os recursos disponíveis com honestidade, transparência e sabedoria (5:9-12). Desta forma ele não encontrou dificuldades para atingir seus objetivos.

Soube trabalhar o emocional do povo, motivando-os para o trabalho, não procurou logo de principio exercer o seu poder de governador, mas sim exerceu a sua autoridade, pois sabia que o trabalho seria árduo e necessitaria da ajuda de todos.

A sua administração foi correta e a sua liderança sobre o povo, que outrora desanimado, foi reconhecida, pois todas as vezes que ele conclamou o povo ao trabalho eles obedeceram.

3. Um testemunho irrepreensível.
O viver de Neemias e a sua conduta não poderiam, em nenhum momento, serem questionados pelos judeus ou até mesmo pelos opositores. Isto era o mínimo que o cargo exigia e ele se mostrou como um verdadeiro líder, vivendo o que sempre pregou, sendo exemplo para que todos se mantivessem fiéis e íntegros diante de Deus.

Mesmo os seus inimigos não conseguiram desvirtuar o seu objetivo e manchar o seu caráter. Desde o inicio compreendeu que as falsas acusações e os comentários maliciosos eram frutos da inveja e buscou em Deus forças para contemplar o resultado de sua fé e trabalho.

III. A VIDA DEVOCIONAL DO LÍDER DE DEUS
1. A oração.
Neemias teria sucesso sem oração? A sua comoção pela situação da cidade, após receber a noticia foi o combustível que o impulsionou a clamar em favor da cidade e para receber de Deus a confirmação de sua chamada (1:4-11). Se não tivesse orado em favor da cidade certamente teria somente lamentado toda aquela situação e não teria ido a lugar algum.

Cerca de quatro meses de oração (1:1; 2:1 – quisleu à nisã do 20º ano do rei Artaxerxes, lembrando que o ano judaico dá-se no mês de Tishrei), e então sentiu forças para solicitar ao rei a permissão para sua viagem. A obra da reconstrução do muro e das portas foi concluída em exatos 52 dias, praticamente a metade do tempo em que ele ficou em oração (6:15)

Um líder, que negligencia o momento de oração, se torna presa fácil para o inimigo. Decisões erradas, precipitadas ou tendenciosas são consequências da falta de oração e vigilância.

2. O estudo da Palavra de Deus.
A sede demonstrada pelo povo pela leitura da Palavra (8:1-3) foi também providencial na vida de Neemias, pois ele também foi impactado por este desejo. Como um bom líder direcionou os responsáveis pelo trabalho e ficou à retaguarda se alimentando juntamente com o povo a fim de crescer mais no conhecimento do Senhor (II Pe 3:18).

O estudo da Palavra é uma ferramenta indispensável para todo líder, pois através dela será possível conhecer a vontade de Deus. Pelo estudo da Palavra os israelitas compreenderam que enfrentaram o período de cativeiro justamente pela desobediências a Lei. Através do arrependimento se comprometeram a obedecer ao Senhor e à Sua Palavra.

3. Adoração ao Senhor.
O verdadeiro líder adora a Deus, porque sabe que nada pode ser feito se não for por Ele (Jo 15:5). A principal finalidade de nossa vida é a adoração a Deus. Em sua oração, Neemias incluiu a adoração, confissão, relembrou os compromissos de Deus com seu povo e ao fim apresentou a sua petição. A luta não era sua, a oposição não era a ele ou aos judeus, mas sim ao próprio Deus.

CONCLUSÃO - OBJETIVOS DA LIÇÃO
Neemias é um exemplo de liderança bem-sucedida, pois não permitiu que nada o impedisse de cumprir a sua missão e porque soube conduzir a reconstrução de Jerusalém e a restauração espiritual dos judeus. A chave de sua vitória foi a sua integridade
1) Compreender: É Deus quem escolhe e prepara líderes para a obra:
• Deus escolheu Neemias e capacitou para a grande obra.

2) Descrever: Características que um líder Deus deve possuir:
• Integridade espiritual, moral e testemunho irrepreensível.

3) Conscientizar-se: O líder precisa ter uma vida devocional:
• Oração – Neemias orou 4 meses para solicitar a permissão ao rei;
• Estudo da Palavra – teve sede da Palavra assim como o povo;
• Momentos de adoração – Neemias adorou a Deus pela vitória.

REFERÊNCIAS:
BARBOSA, Francisco A. A integridade de um lider. Disponível em: http://auxilioebd.blogspot.com/2011/12/licao-13-integridade-de-um-lider.html. Acesso em 21 de dez. 2011.

BARBOSA, José Roberto A. A integridade de um lider. Disponível em:. http://subsidioebd.blogspot.com/2011/12/licao-13.html. Acesso em 21 de dez. 2011.. 2011.

Bíblia de estudo aplicação pessoal. CPAD, 2003

Bíblia Sagrada: Nova tradução na linguagem de hoje. Barueri (SP). Sociedade Bíblica do Brasil, 2000

Bíblia Sagrada – Harpa Cristã. Baureri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 2003.

CARNEIRO FILHO, Geraldo. A integridade de um lider. Disponível em: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/2011/12/4-trimestre-de-2011-licao-n-13-25122011.html. Acesso em 21 de dez. 2011.

LOURENÇO, Luciano de Paula. A integridade de um lider. Disponível em: http://luloure.blogspot.com/2011/12/aula-13-integridade-de-um-lider.html. Acesso em 20 de dez. 2011.

Por: Ailton da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário