Páginas

terça-feira, 14 de agosto de 2012

I Samuel - informações essenciais


PROPÓSITO:
Registrar a vida de Samuel, último juiz de Israel; o reinado e declínio de Saul, o primeiro rei e a escolha e a preparação de Davi, o maior rei de Israel.

AUTOR:
Possivelmente Samuel, mas inclui também escritos dos profetas Nata e Gade (I Cr 29.29).

PANORAMA:
O livro tem inicio nos dias dos juízes e descreve a transição da teocracia para a monarquia em Israel.

VERSÍCULO CHAVE:
“E disse o SENHOR a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles.
Conforme a todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até ao dia de hoje, a mim me deixaram, e a outros deuses serviram, assim também fazem a ti.
Agora, pois, ouve à sua voz, porém protesta-lhes solenemente, e declara-lhes qual será o costume do rei que houver de reinar sobre eles”. (I Sm 8.7-9).

PESSOA CHAVE:
Eli, Ana, Samuel, Saul, Jonatas e Davi.

LUGARES CHAVES:
Moabe e Belém.

Informações extraídas da seção “Informações essenciais” – Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal

Por: Ailton da Silva (18) 8132-1510

Nenhum comentário:

Postar um comentário