Páginas

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Pós aula - lição 7

O VALOR DA PROPRIEDADE
Se Nabote tivesse dobrado o preço de sua propriedade, ou se tivesse aumentado em “n” vezes, mesmo assim Acabe fechava o negócio.

Se fosse nos dias de hoje, certamente Nabote venderia por um preço superior e ainda sairia contando vantagem.

No outro dia a notícia correu no reino: “A vinha de Acabe subiu de preço do dia para a noite, está super valorizada”. Motivo: visita do rei em pessoa e recusa da venda. O mercado imobiliário da época foi inflacionado.

Ei Nabote, te dou metade do meu reino (cf Et 7.2) pela sua vinha, aceitas?

Acabe foi um homem justo, pelo menos uma vez na vida, pois para fechar aquele negócio ele ofereceu a valia da propriedade e outra, bem melhor, em troca.

A vinha de Nabote era quase ou menos que nada, perto das propriedades de Acabe. Uma chacarazinha perto do volumoso patrimônio pessoal do rei.

A INJUSTIÇA
A Bíblia registrou uma das maiores injustiças já ocorridas, para que nós, não venhamos a fazer o mesmo. Não façamos o mesmo. Mau exemplo é para aprendizado e não para ser copiado.

Morte de Nabote, um justo, fruto de injustiça, porque valorizou o que tinha, valorizou que outros fizeram por ele no passado, seus pais. Sombra de coisas futuras.

RECEBA A BENÇÃO, ACABE
Jezabel chegou ofegante na “casa de praia” de Jezreel e gritou bem alto: Acabe, amorzinho, RRRRREEEEEECCCCEEEEBBBBBAAAAAAA”!. Ele foi curado na hora e respondeu: “JÁ TOMEI POSSE”.

O DEBOCHE, O DIREITO, A DEPRESSÃO, A BRECHA E A MISERICÓRDIA
Acabe debochou de Nabote, vejam só: as suas uvas, tipo exportação, de primeiro mundo, as melhores de Jezreel, sabe o que eu faço com elas? Piso em cima, derrubo os pés e planto alface, cebolinha, salsinha, salsão. Eu não vejo diferença entre uvas e hortaliças”. Eu vejo! Acabe(s), é claro que vocês não dão valor, não custou o SANGUE DE VOCÊS.

Acabe se trancou no seu quarto, não comeu, não bebeu e ficou triste, assim como Elias, se trancafiou no deserto e em uma caverna, não comeu e não bebeu. Qual foi a diferença entre os dois episódios? Anjo somente leva alimento para quem está na presença de Deus e para quem algo para ofertar, para quem está fora o inimigo está à espreita,

Lv 25.23 – “não vendam a terra, porque ela é MINHA”. Podiam explorar, mas jamais vender, eram estrangeiros e peregrinos, mesmo nas terras. Explorem somente, não vendam.

Comentário de um dos alunos (interessantíssimo): “o mesmo se aplica à Palavra de Deus, não é nossa, é Dele, nós devemos explorar, pesquisar, mas jamais VENDER.

Brecha da lei: Vendam a terra somente em caso de extrema pobreza;

Misericórdia prevista na lei: Vendam a terra em caso de extrema pobreza, mas devolvam-na no ano do jubileu.

Acabe estava muito ansioso por possuir, ter e ser alguém, faltou a ele a leitura de Mateus cap. 6.


A PERDA DO CONTROLE DA SITUAÇÃO
A situação fugiu ao controle de Acabe, a partir do momento que ele inteirou Jezabel do assunto.

Jezabel buscou na própria lei uma forma para acabar com a vida de Nabote. Era como se ela apontasse os nossos erros através dos descumprimentos das ordenanças, por nossa parte.

Inveja mata e a cobiça toma.

Se Jezabel tivesse realmente se convertido, como pensava Acabe, quando a buscou em Sidom, como ela seria uma boa governante, pulso firme, enérgica, trabalhando em prol de Israel. Seria possível que o reino até prosperasse. Quem sabe?

Será que Jezabel fez uma contra oferta para Nabote? Ela já chegou entregando a sentença.

Acabe conhecia a esposa que tinha, no fundo ele deve ter pensado: “Jezabel deve ter feito alguma coisa para conseguir a vinha, mas o que, mas o que?


SOCORRO DE DEUS:
Porque Elias não chegou antes da morte de Nabote? Porque Deus enviou ele somente depois? Um homem morreu inocente. Porque, porque, porque, porque, porque?

Elias na sabia de nada até Deus revelar para ele e o enviar até Acabe. Então ele deve ter olhado para Nabote e imaginado: “mas ele parecia um homem tão zeloso, tão bom, como foi blasfemar? As testemunhas estão ai, e Lei é Lei e deve ser cumprida”. Todos foram enganados por Jezabel. Os anciãos do reino e as testemunhas (apesar que por “filhos de Belial”, duvido que não tenham ido com má intenção no coração).

Por: Ailton da Silva - Ano IV

Nenhum comentário:

Postar um comentário